Uveíte

Uveíte é a inflamação da parte interna do olho, afetando especificamente uma ou mais das três partes que formam a úvea: a íris, o corpo ciliar e a coróide. É a terceira causa mais frequente de cegueira nos Estados Unidos (depois de retinopatia diabética e degeneração macular).

Sintomas

Uveítes podem aparecer repentinamente, com vermelhidão e dor, ou pode ter um início lento, com pouca dor ou vermelhidão, mas perda gradual de foco.

Causas

Pode ser infecciosa, resultado de vírus, fungos, parasitas ou bactérias, ou não-infecciosa, resultado de um trauma ou processo imunológico. Em muitos casos, a causa não é conhecida.

Classificação

A úvea é composta pela íris, corpo ciliar e coróide. O processo de inflamação de qualquer parte da úvea é chamado de uveítes.

Uveíte anterior

Essa é a forma mais comum de uveítes, correspondendo a 75% dos casos. É comumente chamada de irite, porque a parte da úvea que normalmente está inflamada é a íris.

Uveítes intermediária

Esse tipo de uveítes afeta a área localizada imediatamente atrás do corpo ciliar (pars plana) e também a parte mais frontal da retina.

Uveítes posterior

Esse tipo de uveítes ocorre quando a inflamação atinge a parte do fundo do olho, ou seja, a coróide. Nesses casos, muitas vezes a retina é afetada. A coróide é basicamente uma camada cheia de pequenos vasos sanguíneos, que alimenta a camada fotoreceptora da retina. Esse tipo de uveítes normalmente tem um início mais lento e pode durar mais; frequentemente, é mais difícil de tratar e está associado à perda progressiva da visão.

Colírios, especialmente esteroides, para reduzir a inflamação e a dor. Os colírios não penetram muito bem na parte de trás do olho; portanto, esse tipo de tratamento não é eficaz em casos de uveítes posterior.

Injeções perioculares de esteroides. Esse tratamento é bastante desconfortável, mas pode ser muito eficaz, especialmente em episódios agudos de uveítes. O efeito não dura muito tempo (3 a 4 semanas).

Administração sistêmica ou oral de esteroides, outros imunossupressores ou drogas antimetabólicas. Essas drogas apresentam pouca penetração no olho; portanto, a dose sistêmica necessária para tratar as uveítes muitas vezes causa reações adversas no resto do corpo.