Exames

Mapeamento de Retina

O que é Mapeamento de Retina?

É um exame em que o oftalmologista consegue observar a retina e outras estruturas como os vasos do fundo de olho e o nervo óptico.

Para que serve?

Avaliação de certas doenças:  Doenças oculares: descolamento de retina, inflamações da retina ou coróide, obstruções vasculares da retina, degenerações retinianas, alterações retinianas do alto míope, roturas na retina, retinopatia da prematuridade, avaliação de doenças do nervo óptico, glaucoma, entre outras doenças.  Doenças sistêmicas que causam danos oculares como diabetes, hipertensão arterial, doenças reumáticas, doenças neurológicas ou doenças hematológicas entre outras.

Como é realizado o exame?

Utiliza-se um aparelho chamado oftalmoscópio que emite um faixo luminoso e uma lente de aumento, com isto o médico é capaz de enxergar o fundo de olho do paciente e avaliar a retina e outras com o vítreo, nervo óptico e vasos. É necessária a dilatação da pupila antes do exame, feita com o uso de colírios aplicados que começam a ser aplicados cerca de 30 minutos antes da realização do exame.

exame