Exames

Mapeamento de Retina

O que é Mapeamento de Retina?

É um exame em que o oftalmologista consegue observar a retina e outras estruturas como os vasos do fundo de olho e o nervo óptico.

Para que serve?

Avaliação de certas doenças:  Doenças oculares: descolamento de retina, inflamações da retina ou coróide, obstruções vasculares da retina, degenerações retinianas, alterações retinianas do alto míope, roturas na retina, retinopatia da prematuridade, avaliação de doenças do nervo óptico, glaucoma, entre outras doenças.  Doenças sistêmicas que causam danos oculares como diabetes, hipertensão arterial, doenças reumáticas, doenças neurológicas ou doenças hematológicas entre outras.

Como é realizado o exame?

Utiliza-se um aparelho chamado oftalmoscópio que emite um faixo luminoso e uma lente de aumento, com isto o médico é capaz de enxergar o fundo de olho do paciente e avaliar a retina e outras com o vítreo, nervo óptico e vasos. É necessária a dilatação da pupila antes do exame, feita com o uso de colírios aplicados que começam a ser aplicados cerca de 30 minutos antes da realização do exame.

exame

Orientações ao paciente:

Compareça na consulta com meia hora de antecedência para que seja feita a dilatação da pupila. A dilatação da pupila pode ocasionar por algumas horas após a instilação dos colírios uma turvação visual principalmente para perto e incomodo à exposição à luz solar. É interessante que o paciente não vá a consulta dirigindo, de preferência com um acompanhante e traga óculos de sol.

Quando o exame é indicado?

Sempre que a visão mesmo com correção óptica adequada está abaixo do normal;  Portadores de doenças que podem causar lesões na retina, como hipertensos, diabéticos ou portadores de doenças reumatológicas;  Pessoas com miopia, que podem apresentar uma retina mais frágil e assim apresentar lesões que, quando não tratadas, podem levar ao descolamento da retina;  Pré operatório de cirurgias oculares como por exemplo: cirurgias refrativas ou de catarata;  Uso de medicações consideradas tóxicas para a retina, como Cloroquina, Clorpromazina, Tamoxifeno entre outras;  Diagnóstico e tratamento de várias doenças oculares que comprometam a retina, vítreo ou nervo óptico.  Após traumas oculares;  Em bebês que nasceram com idade igual ou inferior a 32 semanas  Queixa de moscas volantes, flashes luminosos entre outras.