Cirurgia de Glaucoma

O que é Glaucoma?

O glaucoma é uma doença causada por uma deficiência na drenagem do humor aquoso (líquido transparente produzido pelo corpo ciliar e localizado entre a córnea e o cristalino), podendo causar aumento da pressão intraocular, comprometimento do nervo óptico e ocasionando alterações de campo visual.

O nervo óptico contém uma quantidade enorme de fibras nervosas que levam as informações visuais até o cérebro. O glaucoma pode danificar as fibras dos nervos, fazendo assim com que se desenvolvam pontos cegos. Muitas vezes as pessoas só percebem estas áreas cegas depois do nervo óptico já ter sofrido danos irreversíveis. Se todo o nervo for destruído, ocorre a cegueira.

glaucoma

A pronta detecção e tratamento por seu oftalmologista são as chaves da prevenção de lesões ao nervo óptico e cegueira por causa do glaucoma.

Classificação

O tipo mais comum de glaucoma é o crônico primário de angulo aberto, mas existem outras formas de glaucoma, todas levam a lesão do nervo óptico, estão relacionadas com a pressão intraocular e causam a perda de campo visual, apesar de apresentarem características e mecanismos de ação diferentes.

Clique nos tipos de glaucoma abaixo para saber informações específicas de cada um.

Prevenção

O glaucoma, principalmente, na sua forma mais comum que é o crônico de angulo aberto, age de forma insidiosa. Muitas vezes o diagnóstico só é feito em uma fase muito avançada onde os danos ao nervo óptico são graves e irreversíveis com grande perda de campo visual, podendo levar a cegueira.

A prevenção é muito importante no combate do glaucoma: todo paciente com mais de 40 anos deve fazer exames anuais com o seu oftalmologista, nesta consulta deve ser realizada a medida da pressão intraocular e avaliação do nervo óptico, e caso necessários, poderão ser realizados outros exames complementares.

Pessoas com histórico familiar de glaucoma têm cerca de 6% de chance de desenvolver a doença; Diabéticos e afrodescendentes são mais propensos a desenvolverem glaucoma de ângulo aberto, e pessoas de origem asiática têm maior tendência a desenvolver glaucoma de ângulo fechado.

Metade das pessoas que sofrem de glaucoma não sabem disso.

O Glaucoma atinge cerca de 1% das pessoas entre 43 e 54 anos, 2,1% entre 54 e 75 e 4,7% em maiores de 75 anos. Mais de 90% sendo do tipo ângulo aberto.

Tratamento:

O objetivo do tratamento do glaucoma é parar o dano ao nervo óptico, que no momento, conseguimos através da diminuição da pressão intraocular que pode ser feita através de medicamentos, laser, ou mesmo a cirurgia.